Diz não ao Bullying

20-10-2021

Dia 20 de Outubro é o dia da consciencialização do Bullying e a nossa Escola inicia um Projecto para o qual estão todos convidados a participar. Vamos tomar consciência deste tema tão importante e tão presente, vamos falar com os nossos filhos sobre este problema, vamos estar disponíveis para ajudar, vamos promover a amizade, vamos agir para travar o bullying.

Em primeiro lugar é preciso reforçar que o bullying não é apenas normal e não faz parte de "ser criança" ou "crescer", assim como não torna as crianças "mais fortes". Antes de falar com os filhos sobre bullying é importante que todos os Pais conheçam esta realidade.

O bullying corresponde a um comportamento que tem intenção de ser agressivo, violento e humilhante. Habitualmente verifica-se uma disparidade de poderes, sobre o qual algumas crianças se aproveitam e usam-no sob a sua forma física, verbal ou psicológica para controlar ou prejudicar outra criança. É um comportamento repetido ao longo do tempo e que acontece mais do que uma vez.

O bullying inclui comportamentos físicos como bater, empurrar, estragar o material, ou verbais como ameaçar, espalhar boatos, gozar, chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, ou excluir alguém do grupo propositadamente.

O Bullying não escolhe géneros, pode ser feito por rapazes ou raparigas de todas as idades, e não acontece apenas dentro da escola.

Os Pais podem ajudar os filhos a compreender o que é o bullying e como se podem defender, de forma segura.Podem dizer aos filhos que o bullying é inaceitável e garantir que os filhos sabem como procurar ajuda.

Está aos olhos de todos, vamos estar atentos.

Fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses

https://escolasaudavelmente.pt/pais/comunicar-com-os-filhos/falar-sobre-o-bullying

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora