Sabia que o 10 de outubro é o Dia Mundial da Dislexia?
DIA MUNDIAL DA DISLEXIA - 10 de Outubro
A DISLEXIA é atualmente uma das perturbações mais frequentes na população escolar. Dada a sua prevalência elevada e o facto de surgir associada a um impacto negativo significativo na vida académica das crianças, é um tema para o qual todos nos devemos consciencializar - Pais, Professores, Profissionais de Saúde e de Educação.
Segundo o DSM-5 a dislexia define-se como uma Perturbação da Aprendizagem Especifca de origem neurodesenvolvimental. É caracterizada por dificuldades na leitura e na escrita, que surgem na presença de uma capacidade cognitiva dentro da normalidade.
Ao nível da leitura, as crianças com dislexia apresentam dificuldades: na identificação e descodificação de palavras, naprecisão leitora, no ritmo ou fluência da leitura e na compreensão dos textos. Ao nível da escrita, a criança com dislexia pode apresentar défices nos domínios de: precisção ortográfica, precisão gramatical e da pontuação, e organização de escrita. De salientar que, o comprometimento nestas dimensões pode não ocorrer em simultâneo e é através da avaliação que são delimitados quais os domínios mais afetados.
A origem da dislexia é multifatorial e continua a ser alvo de estudo. Ao nível neuropsicológico, existe confluência na literatura para associar esta perturbação a défices na consciência fonológica, nomeação rápida e memória verbal. Os estudos mais recentes avaliam a possibilidade de existirem défices neurocognitivos múltiplos associados a estas áreas.
Com frequência, as crianças com dislexia podem apresentar outras comorbilidades, entre as mais comuns: perturbação específica do cálculo (discalculia), a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação Específica da Linguagem (PEL), e Perturbação de Coordenação Motora.
Por se tratar de uma perturbação do neurodesenvolvimento, é possível identificar algumas características, mesmo antes do início da aquisição da leitura e da escrita. Muitos destes sinais persistem ao longo dos anos escolares até à idade adulta.
Alguns sinais de alerta:
• Dificuldades em tarefas de consciência fonológica durante o período pré-escolar (memorizar músicas ou lengas-lengas, realizar exercícios de divisão silábica ou rimas);
• Dificuldade no processo de aquisição da leitura e escrita - lentidão na aprendizagem e na memorização das letras do abecedário.
• Velocidade e ritmo de leitura bastante mais baixo do nível esperado para a idade; leitura hesitante, silábica e segmentada;
• Erros de escrita mais frequentes;
• Caligrafia imperfeita;
• Recusa ou relutância nos trabalhos de casa ou nas tarefas que exijam leitura;
No caso de verificar a presença destas características, é importante o encaminhamento para uma avaliação especializada, mesmo durante os primeiros anos de escolaridade. Desta forma, permite-se que sejam identificadas as principais lacunas e que se inicie uma intervenção adequada. A intervenção precoce é um dos factores mais significativos para a recuperação de leitores disléxicos.
Núcleo de Intervenção Psicopedagógica
Criar Clínica de Desenvolvimento e Saúde
www.criar.pt
Fontes:
Teles, P. (2004). Dislexia: Como Identificar? Como Intervir? Revista Portuguesa de Clínica Geral Vol 20, nº 5 (pp. 713-730).
American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnostico e estatistica das perturbações mentais (5ª edição). Lisboa: Climepsi Editores.
Portal da Dislexia https://dislexia.pt/.